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10 passos para você se libertar do estresse

Atualizado: 18 de Dez de 2019


Foi a terceira presidente da SRF e discípula direta de Paramahansa Yogananda

Atualmente, muitas pessoas no mundo vivem em um estado de tensão e insegurança. Podemos atribuir está situação ao fato de que o ser humano não aprendeu o que Cristo ensinou: "Todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão." Quando o egocentrismo recorre a "espada" do comportamento agressivo para atingir seus fins, o resultado inevitável desse conflito é a destruição. Em outras palavras, se considerarmos, assim como aconteceu ao longo dos séculos, que o caminho para o sucesso, a felicidade e a liberdade consiste em abusar dos caprichos de nossa natureza inferior e combater todas as pessoas que interfiram no nosso caminho, nunca conheceremos a paz de espírito. Atitudes e sentimentos negativos - egoísmo, ódio, ganância, preconceito e apego mundano - geram tensão nas pessoas e, em escala mundial, causam guerras. Aqui estão algumas idéias práticas para evitar o estresse, o que pode beneficiar a todos nós.


Métodos práticos para reduzir a tensão



1. Mantenha a mente calma praticando meditação


Quando permanecemos em estado de tensão, ficamos irritados; e quando nossa mente se torna muito agitada perdemos o relacionamento harmonioso natural que existe entre a mente e o corpo. Sabemos que todas as nossas reações físicas se originam na mente; portanto, em primeiro lugar, devemos controlá-la para superar as tensões. Quando aprendemos a fazê-lo, nosso corpo se acalma. Esta é uma das razões pelas quais, hoje, um grande interesse foi despertado em todo o mundo pela meditação. O valor da técnica Hong-So(1) ensinada por nosso Gurudeva Paramahansa Yogananda está em sua surpreendente eficácia em acalmar a mente. Recomendo que você pratique com frequência. Eu nunca parei de fazer isso. Toda vez que tenho um momento livre no meu quarto, ou quando espero alguém, pratico essa técnica; ao fazer isso, é possível alcançar um maravilhoso estado de paz interior.


2. Concentre sua atenção em um pensamento de cada vez


Quando muitos pensamentos vêm à mente, as pressões começam a aumentar dentro de nós. Crie o hábito de pensar com calma; concentre sua atenção em um pensamento de cada vez.


3. Não interrompa os outros enquanto eles falam; deixe-os concluir o que estão dizendo


Existe em nós uma tendência em interromper os outros quando nos sentimos pressionados. Aprenda a esperar que os outros terminem o que eles têm a dizer antes de responder. Mas, por outro lado, devemos ressalvar este conselho: não deixe a outra pessoa estender sua conversa indefinidamente. A pessoa que fala excessivamente é insegura; ela sente que deve sempre explicar suas idéias e ações para os outros; mas isso não é necessário. Aprenda a ouvir os outros e não se preocupe tanto em falar.


4. Leia livros que exigem uma concentração profunda


Não leia bobagens. Escolha apenas um ou dois parágrafos de um bom livro - por exemplo, algum dos livros de Guruji(2), para ler bem devagar. Quando terminar, pergunte-se se você os entendeu. Caso contrário, leia o trecho novamente até sentir que o compreendeu completamente e prossiga para o pensamento seguinte.


A importância de alimentar-se e exercitar-se adequadamente


5. "Aprenda a comer devagar.


Engolir sem mastigar o alimento é uma indicação clara de tensão nervosa. Os cientistas dizem que devemos mastigar mais a comida, inclusive os líquidos. Além disso, Guruji desencorajou o hábito de falar à mesa porque não nos permite concentrar no que estamos ingerindo e inibe o funcionamento adequado da energia vital, responsável pela digestão e assimilação dos alimentos. Portanto, aprenda a comer mais devagar e em silêncio. Outra vantagem desse hábito é que, se você comer devagar e com concentração, precisará de menos comida. Quando você comer de maneira rápida e distraída, engole e enche a boca com comida sem parar. Se essa inclinação chegar ao extremo, ela se tornará uma forma de comer compulsivo, e tudo isso devido à tensão.


6. Exercite-se regularmente


"O Mestre era um entusiasta dos exercícios físicos. Todas as noites, no templo de Encinitas, não importava quão tarde fosse, Guruji nos levava à varanda e lá realizamos nossos exercícios de energização(3) com ele. Algumas vezes, fazia um frio intenso do lado de fora, mas isso não lhe importava em absoluto. Assim, ele criou em nós o hábito; hoje em dia, mesmo às onze horas da noite, nunca esqueço de praticar esses exercícios. Além disso, ele recomendou que andássemos ou corrêssemos com freqüência. Não se esqueça de combinar essas atividades com a respiração profunda(4) que Guruji ensinou. Essas dicas são importantes principalmente para quem leva uma vida sedentária e, portanto, não fornece oxigênio suficiente para os pulmões. Guruji costumava nos deixar sair todas as tardes para jogar na quadra de tênis. Como tínhamos tantas obrigações a cumprir, relutávamos, pois tínhamos estabelecido certas metas e não queríamos nos distrair. Mas sua disciplina era tal que, quando chegasse a hora da recreação, deveríamos ir para lá, mesmo que isso significasse voltar mais tarde para terminar nosso trabalho.




7. Mantenha sua mente em Deus, tanto nos momentos de lembrança quanto nos de atividade


A recomendação seguinte que nos ajudará a reduzir a tensão em nossas vidas é uma das minhas favoritas. "Relaxe. Não se sinta abatido por problemas insignificantes." Faça desta frase o seu lema. Quando estamos sob pressão, pequenos incidentes se tornam gigantescos em nossas mentes. Pergunte a si mesmo: "Por que isso está me incomodando tanto? Por que não relaxo?" E então, despreocupe-se completamente. Você deve fazê-lo, para seu próprio bem.


8. Reserve tempo para a introspecção interior, para poder estar a só com Deus e ter tempo para refletir


Todos temos condições de fazer isso se usarmos nosso tempo com sabedoria. Você pode achar que precisa de dois ou três dias, mas não é necessário. Todas as tardes, ou durante o fim de semana, ou um dia por semana, ou apenas meio dia por semana - independentemente das suas responsabilidades -, reserve um tempo para ficar sozinho. Faça um voto de silêncio durante esse período e não fale; concentre-se apenas em permanecer interiormente na presença de Deus. Faça qualquer ajuste necessário em sua rotina de atividades. Pelo menos, observe um breve período todos os dias - e, se possível, um período mais longo uma vez por semana - para ficar em silêncio e manter sua mente em Deus. Você ficará surpreso com a força interior que essa prática lhe proporciona.


9. Mantenha a mente sempre fixa na estrela polar da presença de Deus


Toda vez que íamos a Guruji com um problema, suas únicas palavras eram "Mantenha sua mente aqui" e apontavam para o centro crístico(5). Alguns devotos devem ter pensado: "Puxa! Ele não está contribuindo com nada para me ajudar". Porque era um conselho tão simples, nem todo mundo o compreendia. Mas bem assim eu fazia! Mantenha sua mente em Deus, porque Ele é a resposta definitiva para todos os problemas.


10. Seja receptivo aos conselhos do Guru


A última sugestão é: "na medida de sua capacidade, tente sempre seguir os passos do guru". É simples seguir esse conselho se você tiver uma consciência desenvolvida. Assim que suas emoções começarem a se acumular e o impulso de agir incorretamente surgir em você, você deve apenas pensar: "Gurudeva está me observando". Ele costumava dizer: "Não pense que quando este corpo partir, estarei longe de você. Pelo contrário, estarei observando você em silêncio". Sei que é verdade. Talvez possamos esconder algo dos outros, mas não do nosso Guru; Portanto, seja honesto com ele. Quando agimos de maneira incorreta, devemos nos voltar para ele e dizer: "Mestre, eu sei que fiz algo errado; me ajude". Ele não espera que sejamos perfeitos cem por cento, mas espera que sejamos francos, honestos e verdadeiros; Ele tem o direito de fazê-lo, uma vez que o aceitamos como nosso Guru. Ele exigiu essa atitude de todos ao seu redor e costumava dizer: "Não importa o que tenham feito, não tentem esconder nada de mim". No relacionamento entre guru e discípulo, tanto o coração quanto a mente devem estar totalmente abertos; caso contrário, você limitará sua capacidade de receber ajuda do Mestre. Essa foi a relação que desfrutamos com Guruji. Devo admitir que, consequentemente, recebíamos mais repreensões do que se tivéssemos sido menos sinceros com ele. Mas viemos aqui para ser corrigidos para podermos melhorar; e para nós, o conselho dele foi o melhor do mundo. Sempre que descobrir que está ficando tenso, lembre-se destas palavras: “Relaxe, relaxe. Você está aqui para conhecer a Deus", lembre-se de que um dia outras pessoas farão o trabalho que estamos fazendo hoje. Não somos indispensáveis, mas isso deve ser uma desculpa para negligenciar suas responsabilidades. É apenas um lembrete de que você deve se despreocupar e permitir que sua mente descanse em Deus. E então, em um estado de espírito mais equânime, retome suas atividades.


Algumas das minhas experiências mais maravilhosas com a Mãe Divina aconteceram quando eu estava no meio de muitas dificuldades e, de repente, lembrei que não estaria neste mundo para sempre; interiormente, relaxava e afirmava: "não é minha responsabilidade, me esforçarei ao máximo para fazê-lo bem enquanto estiver aqui, mas o mais importante é que Tu és meu Amor". Toda vez que a mente se recolhe em meu interior, sinto uma resposta muito doce do Ser Divino. Quando você diz "eu te amo, Senhor" e você imediatamente experimenta que a alegria divina brota em sua alma, esse sentimento provém do esforço diário de praticar a presença de Deus. A busca pelo Senhor é muito simples, mas às vezes a complicamos porque colocamos tudo em primeiro lugar e deixamos Deus para o fim.


Em resumo, para se libertar do estresse:


1. Mantenha a mente calma praticando meditação.

2. Concentre sua atenção em apenas um pensamento de cada vez.

3. Não interrompa os outros enquanto eles conversam, deixe-os concluir o que estão dizendo.

4. Leia livros que exijam foco.

5. Aprenda a comer devagar e se possível em silêncio.

6. Exercite-se regularmente.

7. Relaxe. Não se sinta deprimido por problemas significativos.

8.Reserve tempo para a introspecção, a fim de que você possa ficar sozinho com Deus e ter tempo para refletir.

9.Mantenha sua mente sempre fixa na estrela polar da presença de Deus.

10.Da melhor maneira possível, tente sempre seguir os passos do Guru.



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*Texto de Sri Daya Mata extraído do livro "El gozo que procuras está en tu interior". Título original em espanhol "LIBERATE DE LA TENSION". Não disponível em português. Tradução informal


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NOTAS:


(1) Hong-So é uma das técnicas de Meditação ensinadas por Paramahansa Yogananda para desenvolver o foco e a concentração necessários à meditação propriamente dita. É possível pedir esta e as outras duas técnicas para estudo e prática pessoal no site da Self Realization Fellowship.


(2) Paramahansa Yogananda é autor de vários livros espirituais inspiradores para todos aqueles que estão trilhando o caminho do despertar e da autorrealização. O livro Autobiografia de um Yogue de sua autoria é considerado um dos cem livros clássicos espirituais já traduzido em diversos idiomas e vendido no mundo inteiro. Conheça este e outros títulos disponíveis no site da Livraria Omnisciência.


(3) Os Exercícios de Energização não são exercícios físicos comuns, mas uma técnica espiritual, uma forma de pranayama ou controle consciente do prana, a força vita no corpo. Eles são compostos de 38 exercícios desenvolvidos por Paramahansa Yogananda que devem ser praticados em conjunto com as demais técnicas (Hong So e Om). Veja no site acima maiores informações e saiba como fazer o pedido.


(4) As lições de Self Realization Fellowship trazem diversos exercícios respiratórios ensinadas por Paramahansa Yogananda como por exemplo a respiração para acalmar o corpo e a mente dentre outros.


(5) O centro crístico é o centro corporal da concentração e da vontade, situado entre as sobrancelhas. Sede da Consciência Crística e do olho espiritual.

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