• Yogananda SRF-FSA

7 Lições de Paramahansa Yogananda sobre como desenvolver o auto controle

Atualizado: 7 de Jul de 2019



A calma é o estado ideal em que deveríamos receber todas as experiências da vida. O nervosismo é o oposto da calma, e sua prevalência na época atual o torna uma doença quase mundial.


Lição nº 1 - MANTENHA O AUTODOMÍNIO


Quando alguém se aproximar de você com raiva, mantenha o autodomínio. “Não perderei o controle; continuarei a demonstrar calma até que o sentimento dele mude.” Dessa forma você estará demonstrando ter perfeito controle de chitta*.


Pense nisso. Sempre que você se sentir ameaçado, mas se mantiver calmo e sem medo, saiba que está vencendo o seu eu inferior.


Lição nº 2 - NÃO SEJA MUITO SENSÍVEL


Não seja muito sensível. A suscetibilidade emocional é a causa silenciosa de todo o sofrimento. É tolice conferir força à realidade da criação envolvendo-se emocionalmente com ela. Um perigo constante à felicidade é não meditar, não se sentar em silêncio para perceber a verdadeira natureza da alma, e em vez disso ficar à deriva como parte do eterno movimento da criação.


Lição nº 3 - CULTIVE UM ESTADO DE ESPÍRITO EM QUE VOCÊ POSSA VIVER COM MAIOR FORÇA MENTAL


Assim como é necessário certo treinamento para participar da arte da guerra, também precisamos de treinamento nas batalhas da vida ativa. Guerreiros destreinados logo são eliminados do campo de batalha; portando, também as pessoas destreinadas na arte de manter a paz interior são logo crivadas pelas balas da preocupação e da inquietude na vida ativa.


Se você pode manter a paz interior, nisso reside sua vitória suprema. Não importa sua situação na vida, jamais a considere uma justificativa para você perder a paz. Quando a paz desaparece e você não pode pensar com clareza, perdeu a batalha.

Lição nº 4 - EXAMINE-SE E VEJA SE VOCÊ É NERVOSO


A maioria das doenças nervosas se deve ao excesso de agitação mental, que tem muitas causas. Examine-se e veja se você é nervoso e, em seguida, avalie o que é que o torna nervoso. Quando você fica com raiva, por exemplo, envia uma tremenda voltagem de energia ao cérebro e ao coração. Emoções como raiva e o medo podem sobrecarregar os nervos a tal ponto que causam uma pane – às vezes podem até fazer o coração parar de bater e causar a morte.


Lição nº 5 - CUIDE DE SE REFORMAR


Outra grande causa do nervosismo é a fala ríspida. Nunca faça fofocas nem fale mal das pessoas. Cuide de se reformar. Pratique dizer palavras gentis. Não seja agressivo. Se seu marido ou esposa deixa-se tomar pela ira e desperta a sua raiva, dê um pequeno passeio e refresque a cabeça antes de responder-lhe. Se ele ou ela fala de maneira grosseira, não responda do mesmo modo. É melhor ficar calado até que a exasperação passe.


Lição nº 5 - TUDO O QUE DOMINE O SEU AUTOCONTROLE LEVA À DESTRUIÇÃO DO SISTEMA NERVOSO


Lembre-se: tudo o que domine o seu autocontrole leva à destruição do sistema nervoso. O guloso se alimenta e o homem de autocontrole também. O primeiro come demais para gratificar sensualmente seu corpo, mas o segundo come para manter seu bem-estar físico.


Excesso de alimento, sexo promíscuo, intoxicação com bebidas alcoólicas e drogas – tudo isso produz uma contrafração da felicidade.


Lição nº 6 - DESTRUA MENTALMENTE A RAIVA


A raiva faz surgir a inveja, o ódio, o desprezo, o ciúme, a sede de vingança, os instintos destrutivos, as ideias loucas, a paralisia do cérebro e a loucura temporária – sendo que qualquer uma dessas coisas pode levar a crimes terríveis. É um veneno para a paz e a calma; um veneno para o entendimento. A raiva é um modo de desentendimento. Vencer os outros pela raiva é o método dos idiotas, pois a raiva só desperta mais raiva no inimigo e o torna um oponente mais forte e poderoso. Uma justa demonstração de ira para evitar o mal sem causar dano às vezes pode produzir o bem. Mas a raiva cega e descontrolada é desprezível, vingativa; só aumenta o mal que você quer destruir. Seja indiferente com os que parecem gostar de fazê-lo ficar zangado.


Quando você sentir raiva, acione seu motor de calma para fabricar os antídotos da paz, do amor e do perdão, que banem a raiva. Pense no amor e pense que, assim como você não quer que os outros tenham raiva de você, também não deseja que os outros sintam sua raiva horrorosa. Quando você se torna igual a Cristo e vê toda a Humanidade como irmãozinhos se ferindo mutuamente (“pois eles não sabem o que fazem”), você não consegue sentir raiva de ninguém. A ignorância é a mãe de toda a raiva.


(...) Destrua mentalmente a raiva dizendo: “Eu não envenenarei minha paz com raiva; não deixarei a raiva destruir minha habitual calma que traz alegria”.


Lição nº 7 - QUANDO VOCÊ SE ENCHE DE EMOÇÕES E PENSAMENTOS DESARMONIOSOS, ESTÁ DESTRUINDO A SI MESMO


Na selva da civilização e na tensão da vida moderna está o teste. O que você der retornará para si. Odeie e receberá o ódio de volta. Quando você se enche de emoções e pensamentos desarmoniosos, está destruindo a si mesmo. Por que odiar ou ficar zangado com alguém? Ame seus inimigos. Por que ficar cozinhando no calor da raiva? Se você ficar furioso, acabe com isso na mesma hora. Dê uma caminhada, conte até 10 ou 15 ou desvie a mente para algo agradável. Desista do desejo de retaliar. Quando você fica com raiva, seu cérebro superaquece, há problemas nas válvulas cardíacas e o corpo todo fica desvitalizado. Irradie paz e bondade porque esta é a natureza da imagem de Deus em você – sua verdadeira natureza. Então ninguém poderá perturbá-lo.


Lição Bônus – CULTIVE A PAZ, A CALMA E A ALEGRIA


Cultive a paz, a calma e a alegria. Quanto mais alegre e calmo for, melhor será para você. Quanto maior for sua paz, menos nervosismo sentirá. Quanto mais preocupação, raiva ou medo tiver, maior será seu desequilíbrio e o desgaste causado aos nervos.


O homem que domina seu Ser e desfruta da verdadeira e permanente bem-aventurança da alma transcende o mundo dos fenômenos, que tanta dor causa. A oscilante razão humana, ao se fixar na alma, é transformada em inabalável discernimento. Quando a luz da felicidade da alma chega, as trevas acumuladas durante encarnações são dissipadas num instante.




__________________________



Saiba mais sobre como manter o autocontrole dentre outros assuntos relacionados nas lições da Self Realization Fellowship. Clique aqui para saber como se tornar um estudante.

_____________________________________

Glossário

*Chitta: Sentimento intuitivo; o agregado da consciência, inerentes ao qual estão: ahamkara (egoísmo), buddhi (inteligência) e manas (mente ou consciência dos sentidos).

_____________________________________

Os trechos aqui citados foram extraídos dos livros "Onde Existe Luz" e "Paz Interior", ambos de autoria de Paramahansa Yogananda, cujos direitos pertencem à Self Realization Fellowship, a organização fundada por ele em 1920 na Califórnia, Estados Unidos. O livro Onde Existe Luz traz passagens selecionadas dos escritos e conferências de Paramahansa Yogananda, autor da Autobiografia de um Yogue, e oferece um tesouro inesgotável de orientação prática e de inspiração para todos aqueles que estão buscando uma vida equilibrada e espiritualmente harmoniosa. Já o livro Paz Interior é ideal "para aqueles que consideram o estresse e o nervosismo como fatos inevitáveis da vida moderna. (...) Prático, inspirador e profundamente eficaz, este livro o capacita a transformar o estresse e as tenções do dia a dia em felicidade e paz."

Os livros em português pode ser adquirido na Livraria Omnisciência através do site.


O conteúdo aqui compartilhado tem o intuito de divulgar os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, não tem finalidade comercial.


1,155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo