• Yogananda SRF-FSA

Como cultivar bons hábitos em 2020


Todo começo de ano nos traz uma oportunidade de colocar em marcha aquilo que queremos fazer, é uma ocasião especialmente benéfica para mudança de hábitos e para implementar rotinas mais favoráveis ao nosso bem estar físico, mental e espiritual. Pensando nisso e para ajudar você a criar bons hábitos neste início de ano, selecionamos trechos inspiradores da obra de Paramahansa Yogananda que compartilhamos abaixo.


O Processo de formação dos hábitos


Segundo o autor do livro “O Poder do Hábito”, Charles Duhigg, os hábitos surgem porque nosso cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço para realizar tarefas do dia a dia, o problema é que ele não sabe a diferença entre os hábitos ruins e os bons.


Paramahansa Yogananda nos explica que “A repetida execução de uma ação cria uma configuração mental” que se torna uma “ranhura” em nossos cérebros, as quais serão aprofundadas cada vez que a ação se repete. Mas ele também nos diz que pelo poder da concentração, da força de vontade e principalmente da meditação podemos apagar as ranhuras dos maus hábitos e criar novos hábitos melhores para nossa vida.


Confira abaixo as preciosas lições de Paramahansa Yogananda para criar bons hábitos em 2020


Criando bons hábitos e destruindo maus hábitos


A mente pode lhe dizer que você é incapaz de libertar-se de um hábito em especial, mas os hábitos são apenas repetições dos próprios pensamentos, e estes você tem a capacidade de mudar.”


‘(...) O hábito é tenaz, sem dúvida. Uma vez praticado, um ato deixa um efeito ou impressão na sua consciência. Como resultado dessa influência, você tem probabilidade de repetir esse ato.”


“A repetida execução de uma ação cria configuração mental. Toda ação é executada mental e fisicamente, e a repetição mental que a acompanha forma sutis caminhos elétricos no cérebro fisiológico, como se fossem as ranhuras de um disco fonográfico. Depois de um tempo, sempre que você puser a agulha da atenção nessas “ranhuras” de caminhos elétricos, ela tocará o “disco” da configuração mental original. Cada vez que uma ação se repete, essas “ranhuras” de trajetos elétricos se aprofundam, até que uma atenção mínima faz “tocar” automaticamente essas mesmas ações muitas e muitas vezes.”


“Esses padrões fazem com que você se comporte de certo modo, frequentemente contra seu próprio desejo. Sua vida segue essas ranhuras que você mesmo criou no cérebro. (...) Mas você pode neutralizar as imposições desses maus hábitos. Como? Criando hábitos opostos. E pode também apagar completamente, por meio da meditação, as “ranhuras” dos maus hábitos.”


“Enfraqueça um mau hábito evitando tudo que o ocasiona ou o estimula, sem se concentrar nele em seu afã de evitá-lo. Em seguida, desvie a sua mente para algum hábito bom e cultive-o firmemente até que ele se torne uma parte confiável de você.”

“Por meio do poder de uma atenção profunda e educada pela concentração, qualquer hábito pode estabelecer – quer dizer, novos traçados podem ser feitos no cérebro – quase instantaneamente e à vontade.”


“Quando quiser criar um bom hábito ou destruir um mau hábito, concentre-se nas células cerebrais, o depósito do mecanismo dos hábitos. Para criar um bom hábito, medite; e então, com a concentração fixada no centro crístico, o centro da vontade entre as sobrancelhas, afirme com profundidade o bom hábito que quer implantar. E quando quiser destruir um mau hábito, concentre-se no centro crístico e afirme, com profundidade, que todas as ranhuras dos maus hábitos estão sendo apagadas.”


“Por meio da concentração e da força de vontade, pode-se apagar até mesmo as ranhuras profundas de hábitos antigos. Se você é viciado em fumar, por exemplo, diga a si mesmo: “Por muito tempo o hábito de fumar tem estado alojado em meu cérebro. Agora coloco toda a minha atenção e concentração em meu cérebro e quero que este hábito seja desalojado.” Comande assim a sua mente, repetidas vezes. A melhor hora do dia para fazer isso é pela manhã, quando a força de vontade e a atenção estão descansadas.”


“Se quiser realmente livrar-se dos maus hábitos atuais (...) você não tem recurso melhor do que a meditação. Cada vez que se medita profundamente em Deus, mudanças benéficas ocorrem na configuração do cérebro.”


Afirmação para eliminar maus hábitos

“Remodelarei minha consciência. Neste ano novo, sou uma nova pessoa. E mudarei minha consciência repetidas vezes, até que tenha lançado fora todas as trevas da ignorância e manifestado a fulgurante luz do Espírito, à imagem do qual fui feito.”


*Trechos do livro "Onde Existe Luz" de Paramahansa Yogananda




Se você gostou desse texto, leia outros em nosso Blog.


Se você quer saber mais sobre os livros de Paramahansa Yogananda disponíveis em português consulte o site da Livraria Omnisciência.


Se você quer aprender as técnicas de meditação, concentração, energização e Kriya Yoga ensinadas por Paramahansa Yogananda por meio da Self Realization Fellowship entre em contato conosco ou consulte nosso site.


Desejamos a você e a sua família um novo ano repleto de paz e harmonia, que você seja capaz de se tornar quem realmente deseja ser em 2020.


Em amizade divina,


Círculo de Meditação de Feira de Santana

Self Realization Fellowship

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo