• Yogananda SRF-FSA

Como suas palavras literalmente reestruturam seu cérebro


O Dr. Andrew Newberg, neurocientista da Thomas Jefferson University, e Mark Robert Waldman, especialista em comunicação, publicaram um livro chamado “Words Can Change Your Brain” (Palavras podem mudar seu cérebro – ainda sem tradução no português). Nele, eles escrevem: "uma única palavra tem o poder de influenciar a expressão de genes que regulam o estresse físico e emocional".


Quando usamos palavras cheias de positividade, como “amor” e “paz”, podemos alterar o funcionamento do nosso cérebro, aumentando o raciocínio cognitivo e fortalecendo as áreas dos nossos lobos frontais. Usar palavras positivas com mais frequência do que as negativas pode impulsionar o centro motivacional do cérebro, impulsionando-as para a ação.


No extremo oposto, quando usamos palavras negativas, estamos impedindo a produção de certos neuroquímicos que contribuem para o gerenciamento do estresse. Cada um e todos nós somos inicialmente programados para a preocupação, pois é a maneira que o nosso cérebro primitivo tem de nos protege de situações perigosas para a nossa sobrevivência.


Então, quando permitimos que palavras e conceitos negativos entrem em nossos pensamentos, estamos aumentando a atividade no centro do medo no cérebro (a amígdala), e produzindo hormônios causadores de estresse e neurotransmissores que interrompem a lógica e o processo de raciocínio no cérebro e inibem a sua funcionalidade normal. Newberg e Waldman escreveram: “Palavras raivosas enviam mensagens de alarme pelo cérebro e elas parcialmente desligam o centro de lógica e da razão localizados nos lobos frontais."


Num trecho de seu livro nos diz como usar as palavras certas pode literalmente mudar nossa realidade:


“Ao construir uma (palavra) positiva e otimista em sua mente, você estimula a atividade do lobo frontal. Esta área inclui um centro de linguagem específico que se conecta diretamente ao córtex motor responsável por colocá-lo em ação. E à medida que nos concentramos em palavras positivas, mais você começa a afetar outras áreas do cérebro.
As funções no lobo parietal começam a mudar, o que muda sua percepção de si mesmo e das pessoas com quem você interage. Uma visão positiva de si mesmo irá influenciá-lo a ver o bem nos outros, enquanto uma auto-imagem negativa fará com que você tenha suspeitas e dúvidas. Com o tempo, a estrutura do tálamo também mudará em resposta às suas palavras, pensamentos e sentimentos conscientes, e acreditamos que as mudanças talâmicas afetam o modo como você percebe a realidade ”.

Um estudo no campo da “psicologia positiva” traz mais detalhes sobre os efeitos do uso de palavras positivas. Um grupo de adultos entre 35 e 54 anos de idade recebeu uma tarefa noturna de escrever três coisas que foram boas para eles naquele dia, incluindo uma explicação do porquê foram boas. Nos três meses seguintes, eles relataram que seus graus de felicidade aumentaram, e seus sentimentos de depressão continuaram a diminuir. Focando e refletindo sobre ideias e emoções positivas, podemos melhorar nosso bem-estar geral e aumentar funcionalmente nosso cérebro.


Que palavras você escolheu para focar sua energia? Se você perceber que sua vida não é exatamente um “mar de rosas”, tente levar um diário com você para registrar quantas vezes você usa palavras negativas. Você pode se surpreender ao final como a solução para uma vida melhor realmente é simples - mude suas palavras, mude sua vida.


________________________________________

Por Raven Fon




Use afirmações para criar sua nova realidade


“No centro do nosso cérebro há uma estrutura em forma de noz chamada tálamo. É realmente informação sensorial sobre o mundo exterior para as outras partes do cérebro. Quando imaginamos algo, essa informação também é enviada ao tálamo. Nossa pesquisa sugere que o tálamo trata esses pensamentos e fantasias da mesma forma que processa sons, cheiros, gostos, imagens e toques. E não faz distinção entre interior e exterior que você está seguro. Assim, se você acha que está seguro, o resto do seu cérebro assume que você está seguro. Mas se você pensa ou imagina insegurança, seu cérebro presume que pode haver uma ameaça real ao mundo exterior. Nossos pensamentos baseados em línguas moldam nossa consciência e a consciência molda a realidade que percebemos. Portanto, escolha suas palavras com sabedoria, porque elas se tornam tão reais quanto o chão em que você está.

Andrew Newberg e Mark Waldman em Words Can Change Your Brain



COMO APROVEITAR O PODER DA MENTE



A PALAVRA DO HOMEM é o Espírito no homem. (...) Evite dizer coisas desagradáveis, mesmo que sejam verdadeiras. Palavras ou afirmações sinceras, repetidas com compreensão, sentimento e vontade seguramente farão com que a Força Vibratória Cósmica Onipresente o auxilie em sua dificuldade. Apele a esse Poder com infinita confiança, lançando fora toda dúvida; do contrário, a flecha de sua atenção se desviará do alvo.” (Paramahansa Yogananda - Afirmações Científicas de Cura)

Escolha a sua afirmação, como por exemplo: “Estou imerso na Luz Eterna. Ela permeia cada partícula do meu ser. Vivo nessa luz. O Espírito Divino me preenche por dentro e por fora.”


Feche os olhos e gentilmente foque seu olhar e concentração no ponto entre as sobrancelhas. Depois, como ensinou Paramahansaji: inspire e expire profundamente três vezes. Relaxe o corpo e mantenha-se imóvel... deixe de lado a ansiedade, distrações e preocupações. Repita toda a afirmação, primeiro em voz alta, depois suavemente e mais devagar, até que a sua voz se torne um murmúrio. Em seguida, gradualmente, vá afirmando apenas mentalmente, sem mover a língua ou os lábios, até que você sinta ter atingido uma profunda e ininterrupta concentração – não inconsciência, mas uma continuidade profunda de pensamento ininterrupto.


“Durante o estado de concentração profunda, sua afirmação vai fundir-se com a correnteza subconsciente para retornar depois, reforçada pelo poder de influenciar a mente consciente por meio da lei do hábito. Durante o tempo em que você experimentar paz sempre crescente, sua afirmação se aprofunda, penetrando no domínio superconsciente para retornar, mais tarde, impregnada de poder ilimitado a fim de influenciar a mente consciente e também realizar seus desejos. Não duvide, e testemunhará o milagre dessa fé científica.

Self-Realization Magazine - Summer 2018


____________________________________________________

* Artigo de Raven Fon publicado em inglês na Self Realization Magazine, edição Summer 2018. Tradução informal.


Trechos selecionados do livro Afirmações Científicas de Cura de Paramahansa Yogananda, publicado há mais de 80 anos demonstra de forma pioneira porque as afirmações funcionam. Disponível em português na Livraria Omnisciência.


Todos os direitos reservados para Self Realization Fellowship.

486 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo