• Yogananda SRF-FSA

FORÇA EM TEMPOS DE ADVERSIDADE

Uma vida sem problemas não seria propriamente uma vida - pois não teria incentivos para o autoaperfeiçoamento e para o desenvolvimento do nosso potencial divino.


Muita gente receia os problemas da vida. Eu nunca tive medo deles, pois sempre rezei: "Que o Teu poder, Senhor, cresça em mim. Conserva-me na consciência positiva de que, com Teu auxílio, eu sempre posso superar as minhas dificuldades.



Use cada provação que lhe vier como uma oportunidade para aprimorar-se. Quando passa pelos testes e dificuldades da vida, você geralmente se rebela: "Por que isto tem que acontecer comigo?" Em vez disso, você deveria considerar cada provação uma picareta com que cavar o solo da consciência, dando vazão à fonte interior de fortaleza espiritual. Cada teste deveria revelar o poder oculto que você tem dentro de si como filho de Deus, feito à Sua imagem.



Fugir dos problemas pode parecer a solução mais fácil, mas você só se fortalece quando luta com um adversário forte. Quem não tem dificuldades não cresce.



Doenças e dificuldades nos trazem uma lição. Nossas experiências dolorosas não foram feitas para nos destruir, mas para incinerar nossas impurezas e nos apressar na nossa volta ao Lar. (...)



Quando você toma as experiências da vida como professor e aprende com elas a verdadeira natureza do mundo e o papel que você desempenha nele, essas experiências se tornam guias valiosos para chegar à satisfação e à felicidade externas.




ELEVANDO-SE ACIMA DO SOFRIMENTO


Adquira maior força mental. Desenvolva um poder mental tão grande que você possa permanecer inabalável, aconteça o que acontecer, enfrentando bravamente qualquer coisa na vida. Se você ama a Deus, deve ter fé e estar preparado para suportar as provações, quando vierem. Não tenha medo de sofrer. Mantenha a sua mente forte e positiva. O mais importante é a sua experiência interior.



Pela imaginação você amplia o sofrimento. Preocupações ou autopiedade não diminuirão seu sofrimento; ao contrário, vão aumentá-lo. Por exemplo, alguém lhe faz algo errado; você fica remoendo isso e seus amigos ficam falando sobre o assunto e lhe dando apoio. Quanto mais você pensa nesse assunto, mais você aumenta a chaga... e o seu sofrimento.



Em meio a condições negativa, faça "oposição" pensando e agindo de modo construtivo e positivo. Pratique titiksha*, quer dizer, a atitude de não ceder às experiências desagradáveis, mas resistir a elas sem se deixar incomodar mentalmente. Quando vier a doença, observe as leis de higiene, sem permitir que a mente se perturbe. Mantenha a serenidade em tudo o que fizer.



A meditação é o caminho pelo qual você precisa se empenhar para elevar-se acima da ilusão e conhecer sua verdadeira natureza. Se conseguir manter esse estado de consciência tanto nas atividades quanto na meditação, permanecendo imperturbado pelas experiências ilusórias, então estará acima deste mundo onírico de Deus. (...)


AFIRME


"Sei que o poder de Deus é ilimitado; como sou feito à Sua imagem, também tenho a força necessária para superar todos os obstáculos."



*titiksha: em sânscrito, "capacidade de suportar com equanimidade mental".


**trechos do livro "Onde Existe Luz" de Paramahansa Yogananda. Para adquirir este e outros livros de Yogananda em português acesse o site da Livraria Omnisciência, distribuidor autorizado da Self Realization Fellowship no Brasil.


***Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução por qualquer meio, falado ou escrito, de qualquer trecho deste texto sem a citação da fonte bibliográfica.


Posts recentes

Ver tudo
Endereço

Rua Monte Verde, 46

Parque Getúlio

Feira de Santana/BA

75 9223 9836 (Whatsapp)

CONECTE-SE
  • YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 por CÍRCULO DE MEDITAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP