top of page
  • Foto do escritorYogananda SRF-FSA

10 Conselhos de Paramahansa Yogananda que podem mudar sua vida no próximo ano





A fim de inspirá-lo(a) a tomar novas decisões, selecionamos dez valiosos conselhos de Paramahansa Yogananda que poderão ajudá-lo a mudar os rumos de sua vida para melhor e concretizar suas metas de ano novo. Confira!


1. VOCÊ BASTA A SI PRÓPRIO


Você é muito maior do que qualquer coisa ou qualquer pessoa que você ansiou ser. Deus manifesta-se em você de um modo como não Se manifesta em nenhum outro ser humano: sua face é diferente da de qualquer outra pessoa; sua alma é diferente da de qualquer outra pessoa. Você basta a si próprio, pois dentro de sua alma está o maior de todos os tesouros: Deus.”


2. EM TUDO O QUE VOCÊ FAZ, VOCÊ USA ESSE PODER


Há minas de poder que jazem inexploradas dentro de você. Em tudo o que faz, você usa esse poder inconscientemente e alcança determinados resultados. Mas, se aprender a controlar e a usar conscientemente os poderes que há em você, poderá realizar muito mais.


3. A MENTE É UM ELÁSTICO


A mente é como um elástico. Quanto mais você puxa, mais ela estica. A mente elástica nunca arrebenta. Sempre que você sinta que sofre limitações, feche os olhos e diga a si próprio: “Eu sou o Infinito” e verá o poder que você tem.


4. QUEM NÃO TEM DIFICULDADES, NÃO CRESCE


Fugir dos problemas pode parecer a solução mais fácil, mas você só se fortalece quando luta com um adversário forte. Quem não tem dificuldades, não cresce.


Uma vida sem problemas não seria propriamente uma vida - pois não teria incentivos para o auto-aperfeiçoamento e para o desenvolvimento do nosso potencial divino.


5. AS EXPERIÊNCIAS SE TORNAM GUIAS VALIOSOS


Quando você toma as experiências da vida como professor e aprende com elas a verdadeira natureza do mundo e o papel que você desempenha nele, essas experiências se tornam guias valiosos para chegar à satisfação e à felicidade eternas.


6. PENSE DE MODO CRIATIVO


Quando surge um problema, em vez de ficar o tempo todo remoendo-o, procure encontrar as alternativas possíveis para se livrar dele. Se você for incapaz de pensar, compare suas dificuldades com as dificuldades semelhantes de outras pessoas e, aproveitando a experiência delas, aprenda quais caminhos levam ao êxito e quais levam ao fracasso. Escolha os passos que parecem lógicos e práticos, e então ponha mãos à obra para implementá-los. Toda a biblioteca do universo está oculta em você. Todas as coisas que você quer saber estão dentro de você. Para fazer aflorar esse conhecimento, pense de modo criativo.


7. VOCÊ PRECISA USAR SUA FORÇA DE VONTADE


Como se pode desenvolver a vontade? Escolha um objetivo que você acha que não pode realizar e procure, com toda força, alcançá-lo. Quando obtiver êxito, passe a alguma coisa maior, e continue exercitando desse modo sua força de vontade. Se a dificuldade for muito grande, ore profundamente: “Senhor, dá-me o poder de superar todas as minhas dificuldades.” Você precisa usar sua força de vontade, não importa o que você seja ou quem você seja. Você precisa decidir. Use esse poder da vontade tanto nos negócios quanto na meditação.


8. FAÇA TUDO COM CEM POR CENTO DE CONCENTRAÇÃO


A falta de concentração é a causa básica de muitos fracassos na vida. A atenção é como o facho de luz de um farol. Quando ele se espalha sobre uma área muito grande, sua capacidade de iluminar determinado objeto é pequena; mas ele se intensifica quando focalizado num único objeto de cada vez. Os grandes homens são pessoas de concentração. Eles aplicam a mente inteira a uma só coisa de cada vez.

Focalize sempre toda a sua mente no que quer que esteja fazendo, mesmo que seja algo pequeno e aparentemente sem importância. Também aprenda a manter sua mente flexível a fim de poder transferir o foco de sua atenção de um momento para outro. Mas, acima de tudo, faça tudo com cem por cento de concentração.


9. TODAS AS MANHÃS E TODAS AS NOITES MERGULHE NO SILÊNCIO


Todas as manhãs e todas as noite mergulhe no silêncio, ou seja, na meditação profunda, pois a meditação é o único caminho para se distinguir a verdade do erro.


Por meio da meditação pode-se experimentar uma paz interna estável e silenciosa, que pode se constituir em fundamento permanentemente suavizante para todas as atividades, harmoniosas ou problemáticas, que as responsabilidades da vida exigem. A felicidade permanente reside em manter esse estado de tranqüilidade mental uniforme, mesmo quando as preocupações procuram perturbar a equanimidade interna ou o sucesso tenta excitar a mente, levando-a a uma estado anormal de exaltação.


10. DESCUBRA O QUE VOCÊ É


Todos deveriam aprender a se analisar desapaixonadamente. Anote diariamente seus pensamentos e aspirações. Descubra o que você é – não o que imagina ser! – justamente porque quer fazer de si mesmo aquilo que deveria ser. A maioria das pessoas não muda porque não vê seus próprios erros.


Um dos segredos do progresso é a autoanálise. A introspecção é um espelho que reflete o recôndito da mente, que de outra forma permaneceria oculto para você. Faça um diagnóstico de suas falhas e separe as boas tendências das más. Analise o que você é, e o que deseja tornar-se e as fraquezas que o estão impedindo.


BÔNUS – MUDE TUDO AQUILO QUE VOCÊ FAZ CONTRA A PRÓPRIA VONTADE


Analise-se e determine as características principais que possui. [...] Não tente mudar o que você tem de bom, mas mude tudo aquilo que você faz contra a própria vontade; aquilo que o torna infeliz depois de ter feito. Como? Afirme com plena convicção antes de dormir e ao levantar-se pela manhã: “Eu posso mudar. Tenho a vontade para mudar. Eu vou mudar!” Mantenha este pensamento durante o dia; leve-o às regiões subconscientes do sono e ao domínio superconsciente da meditação.


_____________________________________

* Os trechos aqui citados foram extraídos do livro Onde Existe Luz de autoria de Paramahansa Yogananda, cujos direitos pertencem à Self Realization Fellowship, a organização fundada por ele em 1920 na Califórnia, Estados Unidos. O livro Onde Existe Luz traz passagens selecionadas dos escritos e conferências de Paramahansa Yogananda, autor da Autobiografia de um Yogue, e oferece um tesouro inesgotável de orientação prática e de inspiração para todos aqueles que estão buscando uma vida equilibrada e espiritualmente harmoniosa. O livro em português pode ser adquirido na Livraria Omnisciência através do site.


**O conteúdo aqui compartilhado tem o intuito de divulgar os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, não tem finalidade comercial.



1.173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page