• Yogananda SRF-FSA

A Celebração Interior do Natal

Uma Palestra proferida por Paramahansa Yogananda em um dia de Natal



Muitos celebram o dia de Cristo desconhecendo por completo festividades com um sorriso inexpressivo, e então se sentem satisfeitos quando o Natal termina. A celebração material do Natal tem alguns aspectos favoráveis e outros desfavoráveis. Em certa medida, Cristo vem à nossa consciência quando nos sentimos felizes, plenos de amor e generosidade. No entanto, se Cristo está ausente e honramos seu aniversário unicamente de modo material por meio de presentes e eventos sociais, o propósito do Natal está ausente.

Não considere de maneira superficial a celebração do nascimento de Jesus. Esses dias sagrados devem lembrar-lhe esse grande Cristo - a vida divina que Jesus manifestou. Este é o aspecto espiritual dessas festividades.

Na maioria das celebrações espirituais - inclusive as do Oriente - existe algum regozijo material, tal como uma refeição especial que desfrutamos com os que nos são caros; mas este aspecto não deve ser o predominante. Na troca de presentes também compartilhamos amor e experimentamos um sentimento de expansão. O próprio Cristo aceita aquilo que oferecemos com a sinceridade do coração. Mas se você presenteia de má vontade ou com vaidade, Cristo se afasta; e não dê nenhum presente que esteja associado com o mal.

Sempre preparo minha mente para o Natal - tudo o que faço é com grande alegria - e Cristo vem à minha consciência com uma intensidade ainda maior. Se Cristo vem, se lhe concede a honra de Sua presença, se aceita sua hospitalidade, você jamais dirá: "Estou cansado Dele", como invariavelmente ocorre com os prazeres materiais. O Cristo Infinito é alegria incessante, felicidade sem limites; como poderia você cansar-se disso? Ele bate à porta de sua consciência, mas ela está trancada pela ignorância. Como poderia Ele entrar? Você precisa preparar-se para que possa deixá-Lo entrar e nascer uma segunda vez como a Consciência Crística desperta em seu interior.

A primeira vinda de Cristo foi na origem da criação. Cristo nasceu não apenas no corpo de Jesus; a Consciência Crística já estava manifesta em toda a criação. Jesus sintonizou-se com essa Consciência Crística e a manifestou em sua vida.

Assim, hoje celebramos o nascimento de Jesus, o Cristo - do Jesus que sabia plenamente o que significava “Cristo". Então, o que é Cristo?

Eras atrás, na esfera da Eternidade, quando Deus estava só como a Alegria sempre-existente e sempre-nova, Ele conjeturou: "Estou só, e não há quem possa desfrutar de Mim". Ele expressou um desejo, e assim nasceu o Espírito Santo (simbolizado na Virgem Maria). O Espírito Santo (ou Maria) leva em seu ventre a Consciência Crística (simbolizada no Filho), que é o reflexo da Consciência Cósmica (Deus-Pai) presente em toda a criação e além dela.

Portanto, a Consciência Crística na verdade já veio uma segunda vez, no corpo de Jesus. Veio também no corpo de Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya e Sri Yukteswar e todos os grandes mestres; e esse mesmo Cristo precisa renascer em sua consciência. Esse é o significado da "Segunda Vinda" de Cristo.

Jesus foi um modelo da Consciência Crística onipresente. Sua vida demonstra que ele havia rompido todas as limitações e encontrado sua unidade com Deus em tudo o que existe. Em sua consciência onipresente, ele teve conhecinento da morte de Lázaro e pôde dizer: "Lázaro dorme", e trazê-lo de volta à vida desde o túmulo. Aqueles que observam a vida de maneira superficial lhe conferem o valor de sua mera aparência; mas se observarmos a vida em profundidade, para além de sua manifestação densa, então contemplaremos a Vida Eterna única em toda parte.

Destrua as muralhas das limitações que o afastam da Consciência Cristica: a cobiça, o egoísmo, a consciência de casta ou raça. Deus deseja ser o único amor presente em todos os credos e nacionalidades, sem importar qual seja a forma de culto ou a cor da pele. Cristo anseia vir a todos os corações humanos, mas não pode transpor as barreiras do egoísmo e do preconceito.

------ Palestra proferida em um dia de Natal por Paramahansa Yogananda – trechos extraídos do livro "A Segunda Vinda de Cristo, volume 3".

Posts recentes

Ver tudo
Endereço

Rua Monte Verde, 46

Parque Getúlio

Feira de Santana/BA

75 9223 9836 (Whatsapp)

CONECTE-SE
  • YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 por CÍRCULO DE MEDITAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP