top of page
  • Foto do escritorYogananda SRF-FSA

O papel do guru em sua busca espiritual

Atualizado: 9 de jan. de 2020

Post especial em comemoração ao Guru Purnima 2019


"Neste dia sagrado do Guru Purnima, celebrado por devotos de todo o mundo que seguem a tradição indiana de homenagear o guru, nós nos deitamos aos pés do nosso amado Gurudeva, Sri Sri Paramahansa Yogananda, a devoção e gratidão dos nossos corações. Quão abençoados somos porque Deus nos atraiu para um canal tão puro de Seu amor para ser nosso eterno amigo e guia na jornada das trevas de maya para a luz e a liberdade que devemos encontrar n'Ele. Eu oro para que cada um de vocês abra seu coração e mente novamente para o amor e sabedoria do guru, para que ele possa satisfazer seu desejo mais querido por você - união com o Divino Amado de sua alma." (Mrinalini Mata*)


****


"Neste dia sagrado de Guru Purnima, nos unimos aos devotos na Índia e ao redor do mundo na antiga tradição de honrar o guru – o guia e amigo divino que Deus envia aos buscadores com anseio profundo, para servir como um canal puro do Seu amor e sabedoria, para o despertar de suas almas. Ao colocar aos pés de nosso amado Gurudeva Sri Sri Paramahansa Yogananda a oferta do seu amor e gratidão, possa você abrir inteiramente seu coração para a magnanimidade espiritual dele. Não existe presente maior que possamos receber no caminho espiritual do que sermos atraídos para uma alma assim unida a Deus, que pode nos conduzir da nossa natureza humana confinada por maya à liberdade ilimitada da consciência bem-aventurada de Deus." (Brother Chidananda**)


****


Paramahansa Yogananda

O papel de um guru


O Guru Gita (verso 17) descreve de modo adequado o guru como “o que dissipa as trevas” (do sânscrito gu, “trevas”, e ru, “o que dissipa”. Um verdadeiro guru divinamente iluminado é aquele que, ao alcançar o autodomínio, percebe sua identidade com o Espírito onipresente. Tal indivíduo está singularmente qualificado para guiar os que buscam a verdade em sua jornada interior para a realização divina.


“Um cego não pode guiar outro cego – disse Paramahansaji. – Só um mestre, alguém que conhece Deus, pode corretamente ensinar os outros a respeito Dele e de como encontrá-Lo. Para recuperar a própria divindade deve-se ter um mestre ou guru. Quem segue fielmente um verdadeiro guru torna-se igual a ele, pois o guru ajuda o discípulo a se elevar a seu próprio nível de realização.”


O relacionamento guru-discípulo é a mais alta expressão de amizade, pois se baseia na sabedoria e no amor divino incondicional. É o relacionamento mais sagrado e mais elevado de todos. Cristo e seus discípulos eram todos um só em espírito, como o são meu Mestre (Swami Sri Yukteswar) e eu e os que estão em sintonia comigo, devido ao elo em comum do amor de Deus. (...) Quem desfruta de um relacionamento assim está a caminho da liberdade e da sabedoria.


Quando você caminha cegamente pelo vale da vida, tropeçando na escuridão, precisa da ajuda de alguém que tenha olhos. Precisa de um guru. Seguir alguém iluminado é a única saída da grande confusão que foi criada no mundo. Só encontrei verdadeira felicidade e liberdade depois que encontrei meu Guru, que tinha interesse espiritual por mim e sabedoria para me guiar.

Meu Mestre me disse: “Serei seu amigo por toda a eternidade, quer você esteja no plano mental mais baixo ou no mais elevado plano de sabedoria. Serei seu amigo mesmo que você erre, pois então precisará da minha amizade mais do que nunca.


Quando aceitei sua amizade incondicional, o Mestre me perguntou. “Você me dará o mesmo amor incondicional?” Ele olhava para mim com a confiança de uma criança.


Eu o amarei eternamente, Gurudeva!”


O amor comum é egoísta e está obscuramente enraizado em desejos e satisfações. O amor divino é incondicional, ilimitado, imutável. A volubilidade do coração humano desaparece para sempre diante do extasiante toque do amor puro.” E acrescentou com humildade: “Se algum dia você me vir caindo do estado de realização divina, por favor prometa que vai colocar minha cabeça em seu colo e me ajudar a voltar ao Amado cósmico que ambos adoramos.”


Só depois que fizemos esse pacto espiritual é que comecei a compreender totalmente o que significa um guru para o discípulo. Só encontrei felicidade completa, consolo e contato com Deus depois de me sintonizar, com incondicional lealdade e devoção, à consciência divina de meu Guru.


O mais generoso


Ao mundo Deus só fala através de devotos iluminados. Portanto, a mais sábia de todas as condutas é sintonizar-se com a vontade do guru enviado pelo Senhor em resposta ao desejo da alma. Não é guru aquele que se autoproclamou guru; é guru quem Deus pediu que trouxesse Seus filhos de volta para Ele. Quando existe um pouco de desejo espiritual, o Senhor envia livros e instrutores para melhor inspirá-lo, e quando o desejo se torna mais forte, Ele envia um verdadeiro guru. (...)


Certos instrutores esperam que os seguidores estejam sempre à sua disposição, prontos a obedecer-lhes instantaneamente; se não o fazem, o instrutor se enraivece. Mas um mestre espiritual que conhece Deus e que é um guru de verdade nunca se considera um mestre. Ele vê a presença de Deus em todos e não fica ressentido se alguns estudantes não o levam em consideração. As escrituras hindus dizem que as pessoas sintonizadas com a sabedoria de um verdadeiro guru facilitam a ajuda deste: “Ao compreender essa sabedoria transmitida por um guru, tu, ó Arjuna, não cairás novamente na ilusão.”


A amizade entre guru e discípulo é eterna. Há entrega total e nenhuma compulsão quando o discípulo aceita o treinamento do guru.


A promessa do Guru


Os que vêm à Self-Realization Fellowship buscando sinceramente ajuda espiritual vão recebê-la de Deus. Quer venham agora enquanto ainda estou no corpo, quer venham depois que eu o abandonar, o poder de Deus fluirá igualmente até eles através da sucessão de Gurus da SRF e os salvará. (...)


Todo devoto fiel e constante na prática dos ensinamentos da SRF descobrirá que sua vida se purifica e se transforma. Em sua perseverança e continuidade, os devotos sinceros deste caminho encontrarão a emancipação. A ajuda e as bênçãos dos Gurus da SRF estão implícitas nas técnicas e ensinamentos desta organização. Quem conduz a vida de acordo com os princípios da SRF será abençoado com a orientação manifesta e oculta dos Gurus deste caminho. O imortal Mahavatar Babaji prometeu proteger e guiar o progresso de todos os devotos sinceros da SRF. Lahiri Mahasaya e Sri Yukteswarji, que já abandonaram a forma física, e eu mesmo, depois de ter abandonado meu corpo, protegeremos e guiaremos eternamente aos membros sinceros da SRF-YSS.


Deus enviou vocês a mim e eu nunca os abandonarei. (...) Mesmo depois que eu partir, minha ajuda sempre chegará aos devotos sinceros do mundo todo que estiverem em sintonia comigo. Jamais pensem, nem por um instante, que quando eu tiver abandonado a forma física não estarei com vocês de algum outro modo. Quando já não estiver no corpo, estarei tão profundamente interessado no bem-estar espiritual de todos como agora. Sempre velarei por cada um de vocês e sempre que um devoto sincero pensar em mim nas profundezas silenciosas de sua alma, ele saberá que estou a seu lado.




___________________________________

Trechos selecionados dos escritos de Paramahansa Yogananda disponível no site da Self Realization Fellowship


*Mrinalini Mata foi uma das discípulas diretas de Paramahansa Yogananda e uma das monjas escolhidas por ele para dar continuidade ao trabalho da Self Realization depois deu seu falecimento. Ela tinha apenas 14 anos quando conheceu Paramahansa Yognanda em 1945, e alguns meses mais tarde, com a permissão de seus pais ingressou no ashram de Encinitas na Califórnia. Ela foi a quarta presidente da SRF/YSS de 2011 a agosto de 2017 quando faleceu. Saiba mais sobre a vida de Mrinalini Mata >>>>>


**Brother Chidananda é monge da Self-Realization Fellowship há quarenta anos e membro dos Conselhos de Administração da SRF e YSS há oito anos. Nascido em 1953 em Annapolis, Maryland, o irmão Chidananda encontrou pela primeira vez os ensinamentos de Paramahansa Yogananda e sua Self-Realization Fellowship em Encinitas no início dos anos 1970, quando era estudante de sociologia e filosofia na Universidade da Califórnia, em San Diego. Atraído por um longo interesse na espiritualidade da Índia, ele visitou o Centro Ashram SRF em Encinitas, ao norte do campus da universidade, que era um marco familiar para muitos dos estudantes que viviam nas comunidades costeiras adjacentes. O Brother Chidananda entrou no ashram dos monges em Encinitas em 19 de novembro de 1977 e passou um ano e meio sob a orientação estrita e amorosa do irmão Premamoy, o santo irmão da casa encarregado de treinar os jovens monges. Em 2017 ele se tornou o quinto presidente da Self Realiation Fellowship, cargo que ocupa até então. Saiba mais >>>>>

186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page