top of page
  • Foto do escritorYogananda SRF-FSA

SUPERANDO A NEGATIVIDADE NO MUNDO DE HOJE

Atualizado: 14 de nov. de 2019



Em minhas meditações diárias, lembro-me da bonita família espiritual de nosso Gurudeva Paramahansa Yogananda, de todas as partes do mundo, e oro para que Deus e o Guru guiem suas vidas e seus esforços espirituais, e os ajudem a sentir uma profunda e inabalável segurança em Seu amor e Sua sabedoria. Sei que muitos devotos ao redor do mundo estão bastante apreensivos com a dissensão e hostilidade que se propagam atualmente na sociedade, entre facções cada vez mais polarizadas da família global que Deus pretendeu que vivesse em paz, harmonia e mútua cooperação com as divinas leis morais que promovem a felicidade duradoura. Este mundo de dualidade sempre foi e sempre será um campo de batalha entre a luz e as trevas; mas a violação das eternas verdades divinas concernentes ao bem e aos valores morais pode parecer perceptivelmente intensificada em nossa era de exposição quase constante ao bombardeio do adharma e da negatividade que se infiltra em nosso ambiente interior e exterior através da Internet e de outros meios de comunicação em massa.


Nunca se esqueçam de quanto bem vocês podem fazer por meio de seu compromisso diário com a meditação e da participação em nosso Círculo Mundial de Orações.


Entretanto, não precisamos nos entregar ao desalento em relação ao futuro. Lembrem-se de que, assim como as redes sociais podem magnificar a voz desarmoniosa de um só indivíduo, desse modo afetando incontáveis outras pessoas que se encontram muito distantes, existe um potencial idêntico ou ainda maior para amplificar a influência da verdade, da beleza, da bondade, da sabedoria, da compaixão – de todas as sublimes qualidades da imagem de Deus, presente na alma de cada ser humano. Por que é assim? Porque de maior alcance que qualquer tecnologia digital de comunicação é o poder vibratório que se irradia aos próprios átomos do ambiente mundial – e à consciência ou subconsciência de todos os seres dotados de cognição –, desde a estação transmissora do coração e da mente que de modo poderoso estejam focalizados através da meditação de Kriya Yoga, e sintonizados com a fonte infinita da bondade: Deus. Nunca se esqueçam de quanto bem vocês podem fazer por meio de seu compromisso diário com a meditação e da participação em nosso Círculo Mundial de Orações.


O guerreiro divino da luz e da verdade, que é atraído a um caminho tal como a Self-Realization Fellowship/Yogoda Satsanga Society e à Kriya Yoga, pode valer-se de meios externos e internos para promover a harmonia espiritual (dharma) sobre a Terra. Ao mesmo tempo em que dão a maior prioridade à transformação de si mesmos e de quaisquer traços indesejáveis do ego que se tenham alojado em sua consciência, nunca receiem dar testemunho externo em prol da causa de não-cooperação com o mal, quando as circunstâncias impuserem a vocês esse dever. Lembrem, porém, que a animosidade e a falta de humildade podem rapidamente desviá-los para aquilo a que vocês professam resistência; e que a espiritualidade e a verdade não são definidas por afiliação política.



podemos ajudar a humanidade a se libertar dos grilhões de medos e ódios fundamentados na ignorância



O karma coletivo que influencia o desenrolar do drama dos acontecimentos mundiais – nesta era atual, bem como em todas as outras – nem sempre é compreendido pelo limitado intelecto humano. Em última instância, os líderes de uma nação são um sintoma, e não a causa, do que predomina na mescla do bem e do mal nessa sociedade, e de seu karma coletivo. Ainda que as ações de políticos individuais possam ser de relevância temporária, mais importante a longo prazo é a necessidade que têm as multidões de indivíduos de remover de seu próprio coração os males da irreligiosidade, da imoralidade e de um viver adhármico. A maneira mais poderosa pela qual vocês podem “dar testemunho” é praticar a cada dia algum princípio das verdades divinas que são comuns a todas as religiões e que estão destiladas nos ensinamentos da SRF/YSS. Essa é uma iniciativa eficaz que vocês podem tomar para erguer sua consciência e revigorar seus pensamentos e ações com o invencível poder da bondade de Deus. Todas as manhãs, façam por exemplo uma curta leitura das Lições, ou de uma passagem do Diário Espiritual – ou de uma citação preferida do Bhagavad Gita ou da Bíblia – e a transformem em seu tema para aquele dia. Quando alguma notícia que escutem perturbe sua paz interior e equilíbrio, aferrem-se àquela verdade, e tenham certeza de que, por meio da vontade que aplicam ao afirmá-la e manifestá-la, vocês estão ajudando a neutralizar essa negatividade. Ao seguir o exemplo do intrépido espírito positivo de Guruji, e ao praticar a sagrada ciência de Kriya Yoga para a comunhão divina – a dispensação especial que lhe coube trazer ao mundo especificamente neste período que atravessamos –, vocês comprovarão que, com o auxílio de Deus e dos Grandes Mestres que cuidam deste mundo, podemos ajudar a humanidade a se libertar dos grilhões de medos e ódios fundamentados na ignorância, emergindo para um mundo em maior sintonia com o amor e a consciência de bem-aventurança de Deus, que produzem harmonia e equilíbrio.


Procurem expressões do bem e da consciência espiritual em todas as pessoas que vocês encontrarem


Procurem expressões do bem e da consciência espiritual em todas as pessoas que vocês encontrarem – mesmo aquelas cujas opiniões não coincidam com as suas – e concentrem-se em tais expressões; vocês comprovarão que o próprio fato de assim direcionar sua atenção aumenta a manifestação da presença de Deus neste mundo. O Senhor proclama no Bhagavad Gita: “Sou o Eu no coração de todas as criaturas”. Vejam os outros como almas e, por meio dessa atitude de respeito e apreciação, vocês sutilmente extrairão deles – e também de si mesmos – uma expressão maior das qualidades espirituais.


Caso percebam que estão pensando, lendo e falando com excessiva frequência acerca do que há de errado com o mundo ou com suas próprias vidas, tentem modificar o seu foco. Utilizem esse tempo e essa energia para abrigar bons pensamentos, para orar, para executar boas ações de serviço e generosidade, e para empreender esforços por se tornarem pessoas que exsudam bondade, compreensão e alegria. Assim fazendo, vocês elevarão sua própria consciência e também a dos demais; e, ao meditar dedicadamente e adentrar o sagrado santuário nas profundezas de seu ser, onde silenciam todos os pensamentos, vocês sentirão cada vez mais o amor com que Deus preza cada alma, e serão capazes de oferecer esse amor aos outros. Nunca subestimem os efeitos positivos de seus esforços espirituais sobre o seu bem-estar, sobre aqueles que os cercam e toda a humanidade. Guruji afirmou: “Alguém que tente elevar-se de todas as maneiras – harmonizando o corpo, a mente e a alma com o Ser Divino – cria karma positivo não apenas em sua vida, mas em sua família, em sua comunidade, em seu país e no mundo”.


Que Deus sempre os abençoe, enquanto se esforçam por irradiar a luz e o amor divinos em sua vida,


Irmão Chidananda



___________________

Carta publicada originalmente em inglês na Self Realization Magazine. Summer 2019

196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page